Sistema Único de Assistência Social é tema de conferência promovida pela Sethas em Natal
Aberta na noite dessa segunda-feira (17), no Imirá Plaza Hotel, em Natal, com presença da governadora Rosalba Ciarlini, e um público estimado em cerca de 500 pessoas, a VIII Conferência Estadual de Assistência Social. O evento, que se encerra nesta quarta-feira (19), é promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social-CEAS.A conferência tem como principal objetivo tratar sobre os avanços e os desafios do Sistema Único da Assistência Social-SUAS – aquele que rege os serviços socioassistenciais como o programa Bolsa Família, de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e outros – , e a sua consolidação como política pública para superação da extrema pobreza no Brasil. "Precisamos integrar políticas públicas, como o SUS e o SUAS, por exemplo, para que possamos acabar mais rapidamente com a miséria no nosso Estado", frisou a governadora Rosalba Ciarlini.
Nos municípios, os Centros de Referência de Assistência Social, os chamados CRAS, terão papel fundamental na política social que se pretende avançar. "Nenhum governo, seja estadual, federal ou municipal, conseguirá cumprir o seu papel social se agir isoladamente. Todos terão que buscar integração", ressaltou o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa da Sethas. Todas as proposições saídas deste encontro, serão levadas à conferência nacional a ser realizada no mês de dezembro em Brasília.
Representando o Ministério do Desenvolvimento Social, tendo sido, inclusive, a palestrante da noite de abertura, a conferencista Léa Braga destacou que o "governo federal coloca os CRAS na centralidade do sucesso do plano Brasil Sem Miséria", dada a sua importância na implementação dos serviços socioassistenciais. Ao lado dela, na noite de abertura, também foi palestrante o representante do Conselho Nacional de Assistência Social, Celso Pasquini.
"O nossos gestores estão entendendo que para acabar com pobreza extrema no país passa pela assistência social", observou Sibele Morais, presidente do Conselho Estadual de Assistente Social-CEAS. Ela também destacou o apoio da Sethas à realização das conferências em praticamente todo o Estado. "A Secretaria criou, inclusive, uma comissão especial de conferências no âmbito de sua estrutura administrativa para dar suporte aos conselhos estaduais", disse ela.
A propósito disso, o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa lembrou que somente este ano já foram realizadas, com o apoio da Sethas, as conferências regionais, municipais e estaduais do Idoso, de Segurança Alimentar, do Trabalho Decente e agora a de Assistência Social. "Abrimos o diálogo com a sociedade por meio dos conselhos estaduais", enfatizou o secretário.
CAMPANHA - Um momento especial dentro da programação de abertura, que contou, ainda, com a apresentação do Coral da Petrobras, foi a participação da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer para divulgar a mensagem da campanha " outubro rosa", desencadeada em todo o país, para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário