sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Secretária Municipal de Assistência Social participa do Encontro Estadual do Selo Unicef

Neste dia 25 de agosto do corrente ano, a secretária municipal de assistência social, Luciene Fontes, participou juntamente com a Prefeita Municipal, Maria Elce, representantes das demais secretarias e articuladora do Selo Unicef deste municipio, do Encontro Estadual realizado em Nalta/RN pelo o Unicef e Casa Renascer. O objetivo do encontro foi discutir estratégias para o alcance dos objetivos do Selo UNICEF tendo como base os desafios do Plano Municipal de Ação, a partir da metodologia CAFÉ MUNDIAL.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Teleconferência sobre Cadastro Único já está disponível

Programa, transmitido pela TV NBR e via internet, esclareceu dúvidas de gestores e munícipios sobre revisão cadastral e auditorias do Bolsa Família
Brasília, 18 - Já está disponível para consulta de gestores e demais interessados o link com a teleconferência promovida na segunda-feira (15), pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, sobre o Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

CASAMENTOS COMUNITÁRIOS em Major Sales

A Prefeita Muncipal de Major Sales, Maria Elce Mafaldo de P. Fernandes, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, anunciou na manhâ de ontem, que no mês de outubro, dentro da programação da Festa de "Nossa Senhora do Sagrado Coração" padroeira deste município serão realizados 10 casamentos comunitários. Aqueles que residem neste municipio e desejam confirmar o Sacramento do Matrimônio, devem se dirigir a Secretaria de Assistência Social, aqui no municipio, localiza na Rua Nilza Fernandes - nº640, sala 03 e falar com Luciene Fontes, secretária municipal de assistência social.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Caixa usará digitais para evitar fraudes em pagamento de benefícios

Brasília - A Caixa Econômica Federal pretende usar impressões digitais em vez de cartão e senha para identificar os cidadãos na hora de pagar benefícios previdenciários --como aposentadoria-- e recursos do programa Bolsa Família e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ideia é evitar fraudes.
Para isso, nesta quinta-feira (18), a Caixa assinou um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para usar os dados do cadastro biométrico de eleitores. A tecnologia do cadastro biométrico permite identificar o cidadão pela impressão digital.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Gestores municipais de assistência social são “atores principais” do Brasil Sem Miséria

Ministra Tereza Campello e secretários do MDS discutem o plano com gestores municipais da área, durante oficina do Congemas e Coegemas, em Brasília.
Brasília, 15 – “Vocês são os principais atores para construir o Plano Brasil Sem Miséria em cada um dos municípios”, afirmou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, durante oficina com o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e os Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), nesta segunda-feira (15), na capital federal.

Municípios atualizam informações cadastrais de 398 mil famílias atendidas pelo Bolsa Família

Outras 932.054 precisam passar pelo mesmo processo até 31 de outubro para evitar bloqueio do benefício. O programa de transferência de renda atende 12,9 milhões de famílias. Desse total, cerca de 1,3 milhão foram convocados a passar pelo processo de revisão cadastral no início de 2011, porque estavam com mais de dois anos sem atualizar seus dados.
Brasília, 15 Entre janeiro e junho de 2011, os gestores municipais atualizaram o cadastro de 398.894 famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família. Relatório parcial mostra que outras 932.054 precisam renovar suas informações cadastrais até outubro para evitar que o benefício seja bloqueado. O programa de transferência de renda atende 12,9 milhões de famílias em todo Brasil. Desse total, cerca de 1,3 milhão foram convocados a passar pelo processo de revisão cadastral no início de 2011, porque estavam com mais de dois anos sem atualizar seus dados.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Próxima teleconferência trata da qualificação do Cadastro Único dos programas sociais

Tema da próxima segunda-feira (15) esclarece gestores e municípios sobre revisão cadastral e auditorias do Bolsa Família. O público do evento, que será transmitido ao vivo pela NBR e também pela internet, poderá formular perguntas e participar do programa por telefone e correio eletrônico.
Brasília, 11 - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realiza nesta segunda-feira (15), das 10h às 11h30, teleconferência sobre revisão cadastral e auditorias do Programa Bolsa Família.

Confira as Propostas apresentadas na IV Conferência Municipal de Assistência Social

Você que não pode participar da IV Conferência Municipal de Assistêncial do municipio de Major Sales/RN, confira agora as propostas apresentadas pelos participantes. Estas propostas serão enviadas para o Conselho Estadual de Assistência Social, onde serão analizadas e possivelmente apresentadas na Conferência Estadual que será realizada nos dias 05,06 e 07 de outubro de 2011.


PETI de Major Sales recebe novas instalações

    Neste dia 08/08, A Prefeita Maria Elce através da Secretaria Municipal de Assistência Social sob a coordenação do PETI realizou a inauguração da nova sede, um momento de intensa alegria onde reuniu famílias, crianças, e adolescentes atendidos pelo programa, na ocasião também foi comemorado os 10 anos de implantação do programa aqui em nosso município. O evento pôde contar com a presença dos secretários, coordenadores, funcionários, visitantes e de toda comunidade, esteve ainda presente a ilustre professora; a fundadora do programa Maria do Céu Fernandes, dos ex monitores e funcionários.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O Municipio de Major Sales realiza mais uma Conferência

O tema central da Conferência "Avanços na consolidação do sistema Único de Assistência Social - SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação na gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios”, foram debatidos, discutidos e avaliados pelo os participantes da IV Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu nesta Quinta feira 04 de agosto de 2011, no “Clube de Idosos”.
A Conferência teve quatro subtemas: Estratégias para a Estruturação da gestão do trabalho no Suas, Reordenamento e Qualificação dos Serviços Socioassistenciais; Fortalecimento da Participação e do Controle Social; e a Centralidade do SUAS na Erradicação da Extrema Pobreza no Brasil. Após a exposição pela palestrante os grupos  propuseram propostas para fortalecer e ampliar os direitos socioassistenciais no município e até mesmo no Brasil.
O evento é uma realização conjunta da Prefeitura com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Luciene Fontes – Sec. Mul. de Assist. Social.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Secretaria Municipal de Assistência Social Divulga Programação da IV Conferência

Foi divulgado na manhã de hoje, a programação da IV Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Major Sales/RN que será realizado amanhã dia 04 de agosto deste ano, a partir das 07h30 no Clube de Idosos.

MDS publica volumes da Série “Fome Zero – uma história brasileira”

Três edições, disponíveis para download, contextualizam a realidade brasileira e a trajetória do enfrentamento da fome no País
Brasília, 2 - A série “Fome Zero: uma história brasileira”, que reúne em três volumes entrevistas, artigos, reportagens e imagens da luta para combater a fome no país já está disponível para download. Os livros contextualizam a realidade brasileira e a trajetória do enfrentamento da fome no Brasil. Abordam a criação do Fome Zero, a mobilização da sociedade civil, o direito à renda, à proteção social e à alimentação, o incentivo à agricultura familiar e a projeção internacional da estratégia.

Os três volumes do livro significam, simbolicamente, as três refeições diárias. A coleção completa possui 48 artigos e quatro entrevistas. São mais de 80 autores e nove exemplos de experiências bem-sucedidas.

Falta à escola leva ao cancelamento de 20 mil benefícios do Bolsa Família

Para receber o repasse, as famílias precisam cumprir contrapartidas de saúde e educação, com frequência mínima às aulas. Antes do cancelamento, porém, os benefícios podem ser suspensos ou bloqueados
Brasília, 2 – Quinze mil famílias perderam o benefício do Programa Bolsa Família em julho porque seus filhos são reincidentes em ausências à escola. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) cancelou outros 5,3 mil benefícios, mas nesse caso a perda ocorreu apenas sobre as parcelas de R$ 38 ou R$ 76 vinculadas aos jovens de 16 e 17 anos. O restante do recurso continua sendo pago às famílias, desde que crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos tenham mantido frequência mínima de 85% nas aulas do bimestre de abril e maio.